sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Estação espacial corrigirá órbita para desviar de lixo espacial

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) corrigirá sua órbita às 14h10 (horário de Brasília) desta sexta-feira para evitar a colisão com um fragmento do satélite americano Iridium-33, antecipou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) russo.

"A correção da órbita será realizada com os propulsores do módulo de serviço Zvezda, que funcionarão durante 54 segundos e aumentarão a velocidade da estação em 0,85 m por segundo. Como resultado, a altura média da estação será elevada em 1,5 km", explicou o CCVE em uma nota à imprensa.

A manobra desta sexta-feira para desviar do lixo espacial permitirá que a ISS não tenha que corrigir sua órbita no dia 18 de janeiro, como estava previsto inicialmente.

Os destroços do satélite americano Iridium-33 se esparramaram pela órbita terrestre em 10 de fevereiro de 2009, depois que se chocou com o já abandonado satélite militar russo Kosmos-2251, o que fez com que ambos os aparatos se partissem em mais de mil fragmentos, segundo a Nasa, a agência espacial americana.

A tripulação atual da ISS é composta por seis astronautas: os russos Oleg Kononenko, Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin; os americanos Donald Pettit e Daniel Burbank, e o holandês André Kuipers, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: