terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Falha nos computadores causou perda de sonda russa Fobos-Grunt

A missão da sonda russa Fobos-Grunt era coletar amostras de uma das luas de Marte. Foto: AFP

A missão da sonda russa Fobos-Grunt era coletar amostras de uma das luas de Marte
Foto: AFP


Uma falha nos computadores de bordo causou a perda da sonda russa Fobos-Grunt, que tinha como destino Fobos, uma das luas de Marte, informou nesta terça-feira o diretor da agência espacial russa (Roscosmos), Vladimir Popovikin. O chefe da Roscosmos revelou que conforme a comissão investigadora a causa "mais provável" da falha registrada em novembro foi uma "ação local de partículas pesadas do espaço cósmico".

"Dois equipamentos do sistema de computadores de bordo reiniciaram, o que os deixou em regime de máxima economia de energia e à espera de ordens", disse Popovikin, citado pela agência oficial RIA Novosti, em reunião sobre o desenvolvimento do setor espacial. As declarações de Popovkin jogam por terra a versão divulgada anteriormente por analistas russos de que a falha foi causada por emissões de radares americanos.

Logo após o lançamento, em 8 de novembro, a sonda russa ficou na órbita terrestre ao invés de empreender sua viagem a Marte, sem o controle das estações terrestre de rastreamento. Duas semanas depois, a Agência Espacial Europeia conseguiu receber sinais da Fobos-Grunt, um acontecimento que fez renascer as esperanças de recuperar o aparelho.

Porém, todos os esforços para recuperar a sonda foram em vão e o aparelho, com 13,5 t, se chocou contra as camadas mais altas da atmosfera terrestre em 15 de janeiro. Segundo a Roscosmos, os restos da sonda que não queimaram ao entrar na atmosfera caíram ao sul do Pacífico, a 1 mil km do litoral do Chile.

A Fobos-Grunt deveria completar uma missão de 34 meses que incluía o voo a Fobos, a aterrissagem em sua superfície e, finalmente, o retorno à Terra de uma cápsula com amostras do solo do satélite marciano. O projeto, com custo de US$ 170 milhões, tinha como objetivo estudar a matéria inicial do sistema solar e ajudar a explicar a origem de Fobos e Deimos, a segunda lua marciana, assim como dos demais satélites naturais do sistema solar.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5586448-EI301,00-Falha+nos+computadores+causou+perda+de+sonda+russa+FobosGrunt.html#tinfo

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: