terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Módulo Criosfera I inicia transmissão por satélite para o Brasil

Após uma semana de instalação, o módulo Criosfera I inicia a transmissão de dados meteorológicos para o Brasil - para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe. O envio de dados ainda está em fase de testes. A expectativa dos pesquisadores é que em breve o primeiro módulo científico brasileiro no interior da Antártida colete automaticamente amostras do ar polar.

As atividades dos cientistas no interior do continente gelado também seguem. De acordo com o líder da expedição, professor Jefferson Simões, a perfuração para coletar testemunhos de gelo já resultou em 40 m de material, que servirá para medir a radioatividade-beta nas amostras precipitadas desde a década de 1950. "As explosões de bombas de hidrogênio dos Estados Unidos e ex-União Soviética (até 1964), França e China (até 1978) poluíram a neve precipitada nas duas regiões polares. Assim, ao encontrar essa radioatividade podemos determinar exatamente a data de uma camada de neve que precipitou entre 1954 e 1978", explica o professor.

Outra parte da equipe segue realizando trabalhos científicos na Geleira Union. Eles ficarão divididos entre esses dois acampamentos até o final da expedição, que deve ser dia 20 de janeiro de 2012. A previsão é de que até o dia 25 de janeiro todos já tenham retornado desta missão científica, pioneira no País.

Terra

Nenhum comentário: