terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Nasa e astronautas das Apollo discutem propriedade de objetos

Comandante James Lovell guarda o objeto desde 1970. Foto: Heritage Auctions/AP

Comandante James Lovell guarda o objeto desde 1970
Foto: Heritage Auctions/AP


Depois de impedir o leilão da caderneta usada pelo comandante James Lovell para refazer os cálculos e possibilitar o retorno da Apollo 13 à Terra em 1970, após a nave ter sofrido sérios danos no espaço, a Nasa deu mais um passo para que artefatos utilizados em viagens espaciais não sejam comercializados. Nesta segunda, Charles Bolden, chefe da agência, reuniu-se com Lovell e outros veteranos de missões como Gene Cernan, Charlie Duke e Rusty Schweickart para acertar o que chamou de "mal-entendidos".

"São heróis americanos, astronautas e amigos pessoais que agiram de boa fé, e nos comprometemos a trabalhar juntos para encontrar os caminhos legais para abordar as questões de propriedade", diz. "Apreciamos a paciência deles e vamos explorar os meios legais para resolver estas questões de forma a esclarecer a posse dessas lembranças e garantir que os artefatos apropriados sejam preservados e estejam disponíveis para exibição ao povo americano", completa Bolden.

Segundo a Heritage Auctions, empresa que leiloaria a caderneta de Lovell, as anotações no objeto foram feitas logo após o contato dos astronautas com a base, momento em que foi dita a célebre frase "Houston, we have a problem!" (Houston, temos um problema!). A expectativa era de que a peça, um manual de ativação do módulo lunar, atingisse um valor em torno de US$ 25 mil.

Terra

Nenhum comentário: