terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SP: astronauta brasileiro participa de acampamento espacial

O astronauta Marcos Pontes participou do acampamento espacial de São José dos Campos (SP). Foto: Divulgação

O astronauta Marcos Pontes participou do acampamento espacial de São José dos Campos (SP)
Foto: Divulgação


Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, conversou com estudantes e professores durante o I Space Camp (acampamento espacial), evento que ocorre até 1º de fevereiro em São José dos Campos (SP). Muito popular nos Estados Unidos, o Space Camp é uma atividade baseada nos acampamentos de férias, mas com atividades voltadas às ciências espaciais.

Na sua participação no evento, Pontes falou sobre sua experiência na viagem espacial e motivou os jovens a seguir as áreas de ciência e tecnologia, em especial, a aeroespacial. "Temos pessoas mais velhas saindo do setor e não há reposição de profissionais. Um evento como esse incentiva mais jovens a seguirem a carreira", afirmou.

No Space Camp, os estudantes assistem a palestras sobre satélites, foguetes, aviões e astronomia, e participam de oficinas de montagem de robôs feitos de sucata. Além disso, aprendem a realizar observações astronômicas e experimentos de física e de química. O lançamento de um foguete de sondagem de pequeno porte e uma visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro também integram a programação dos estudantes.

Para o astrônomo e coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), João Canalle, esta iniciativa surge para chamar a atenção dos alunos para as ciências espaciais: "devemos promover mais eventos como esse, com o intuito de disseminar o conhecimento científico e aproximá-los de pesquisadores e astrônomos", avalia.

Nenhum comentário: