segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

vc repórter: jovens participam de acampamento espacial em SP

Alunos da Escola Antônio de Almeida Prado, de Iepê (SP), selecionados para participar do acampamento espacial. Foto: Sergio Maciel/vc repórter

Alunos da Escola Antônio de Almeida Prado, de Iepê (SP), selecionados para participar do acampamento espacial
Foto: Sergio Maciel/vc repórter


A cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, recebe desde o último dia 23 o Space Camp, acampamento com tema espacial para jovens realizado pela Acrux, empresa de tecnologia, e pelos organizadores da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Cerca de 80 jovens participam do projeto, divididos em duas turmas.

O objetivo do acampamento é criar interesse nos jovens pelas atividades relacionadas ao espaço, utilizando atividades específicas como sondagem da atmosfera, uso de telescópios, orientação pelas estrelas, montagem de robôs com sucata e projeção de foguetes, incluindo o lançamento de um montado pelos alunos ao fim do acampamento. Também são realizadas diversas palestras sobre astronomia.

O evento conta com a participação de membros do Programa Espacial Brasileiro, como o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp; o presidente da Associação Aeroespacial Brasileira, Paulo Moraes; e o astronauta Marcos Pontes, que realizou palestra no último dia 26.

O acampamento ocorre na chácara Jatiúca, em São José dos Campos. Realizada tradicionalmente nos Estados Unidos, a iniciativa brasileira deve ocorrer anualmente, durante as férias de final de ano.

O internauta Sergio Maciel, de Nantes (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter

Nenhum comentário: